sábado, 2 de julho de 2016

Governador Geraldo Alckmin inaugura ambulatório do Hospital Amaral Carvalho em Lins




O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou no último sábado, em Lins, interior paulista, da inauguração do Ambulatório de Quimioterapia Nivaldo Gregório, uma extensão do Hospital Amaral Carvalho (HAC), o Hospital do Câncer do Brasil. A unidade vai atender a pacientes de Lins e outras sete cidades da região que precisavam viajar a toda hora até Jaú, sede do hospital, para tratamento de câncer.

No ambulatório, instalado na rua Dom Pedro, 445, no Centro, além de consultas médicas e sessões de quimioterapia, os pacientes terão apoio de uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Lins composta por terapeutas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, odontólogos e assistentes sociais.

Nos últimos cinco anos, o HAC realizou 39.203 atendimentos a pacientes da região de Lins, gerando 98.292 procedimentos oncológicos, entre eles mais de 8.500 sessões de quimioterapia, além de consultas e outros procedimentos de intercorrência, que, agora, serão feitos na nova unidade.

Discursos  

A solenidade de inauguração teve início por volta de meio-dia. O superintendente do Hospital Amaral Carvalho, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, foi o primeiro a se pronunciar.  “Antes de mais nada, eu gostaria de falar sobre uma garotinha de Lins, chamada Ana Júlia, de nove anos, que está em tratamento no Hospital Amaral Carvalho. Ela é uma menina muito esperta, inteligente e escreveu várias histórias. E quando ela soube que nós iríamos inaugurar esse ambulatório, pediu que entregássemos ao governador uma história sobre este evento”. E, cumprindo o compromisso, entregou a história a Geraldo Alckmin.

E continuou: “Registro a alegria da presença do governador Geraldo Alckmin na inauguração e agradeço a parceria do prefeito Edgard de Souza, que mostrou ser um grande batalhador pela saúde do seu município ao não medir esforços para que o HAC se fizesse presente na cidade, apesar das dificuldades pelas quais passa o País”.

Segundo Navarro, dados da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) mostram que, ao contrário de Lins, 218 hospitais em todo o País estão fechando suas portas, o que representa 11 mil leitos a menos para a população. “Lins está ampliando o atendimento à saúde e o Amaral Carvalho, apesar das dificuldades financeiras, não poderia se furtar ao compromisso de oferecer serviços mais próximos de seus pacientes, conforme preconiza a Rede Hebe Camargo, idealizada pelo governo Alckmin para minimizar os transtornos decorrentes de viagens de longos percursos para tratamentos ambulatoriais”.

Para Navarro, o hospital não tem sonhos megalomaníacos ao abrir esse ou outro ambulatório no Estado de São Paulo, nem a pretensão de monopolizar o atendimento filantrópico ao câncer. “O Amaral quer contribuir com uma rede consistente e organizada para que possa fazer mais e melhor pelos pacientes oncológicos, otimizando recursos físicos, tecnológicos e financeiros, sem prejuízo da qualidade e da resolutividade”, completou.

Pequenas cidades

Em seu discurso, o prefeito Edgard de Souza comemorou a parceria com o Amaral Carvalho, o Rotary Club e o Governo de São Paulo, que culminou na conquista da unidade, e dirigiu-se ao governador dizendo: “Uma iniciativa como essa, com o apoio do senhor, mostra a sensibilidade de um grande estadista. O senhor faz grandes obras, mas pensa nas pequenas cidades, nas pessoas que estão mais distantes. Como já foi vereador, prefeito, deputado estadual e deputado federal, o senhor tem sensibilidade e conhecimento das necessidades da nossa população. Temos inúmeros motivos para celebrar as parcerias com o Governo do Estado”, declarou.

A secretária de Saúde de Lins, Cláudia Regina Nunes, disse que há muitos anos a cidade vem lutando para ter um ambulatório de quimioterapia em Lins e, na administração de Edgard de Souza, todos se empenharam para a concretização desse sonho. “Trabalhamos muito para isso e hoje temos condições de oferecer um atendimento mais humanizado em nossa cidade para o paciente com câncer que precisava se deslocar até Jaú para o tratamento”.

Humanização  

O governador Geraldo Alckmin elogiou o prefeito de Lins pela iniciativa, a Fundação Rotária, por equipar o ambulatório, e o Amaral Carvalho, por proporcionar mais conforto aos pacientes da região. “O Amaral Carvalho é excelência no combate ao câncer, um centro respeitado internacionalmente. Com esta unidade em Lins vai tornar ainda mais humanizado o tratamento oncológico dos pacientes, que vão poder dar continuidade aqui na cidade, junto da família. Não vão precisar ir a toda hora para Jaú. Há um poema chamado Juca Mulato, de Menotti Del Picchia, que diz o seguinte: 'A própria dor, na terra natal, dói menos'. Então, poder estar aqui, junto da família, será muito melhor”.

Antes de conhecer as dependências do ambulatório, Alckmin encerrou a solenidade com o descerramento da placa, que homenageou Nivaldo Gregório, radialista e locutor de rodeio que morreu de câncer no pulmão em 2010.

Presente

Centenas de pessoas acompanharam o evento, incluindo autoridades de Lins, região e do Estado de São Paulo, como o deputado estadual Pedro Tobias e a diretora regional de Saúde, Doroti Ferreira, voluntários do Grupo Linense de Combate ao Câncer, além de dirigentes da Educação no município, já que, na ocasião, foi comemorada também a inauguração de uma creche-escola em Lins.

Do Hospital Amaral Carvalho marcaram presença o presidente, Vitorio Munerato Neto, o diretor-superintendente, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, o diretor Administrativo e Financeiro, José Antonio Barata de Almeida Bueno, a diretora de Desenvolvimento em Saúde, Cristina Moro, o médico responsável pela Oncologia, Carlos Augusto Beato, e a farmacêutica Derli Maria de Souza Lima.

O ambulatório inicia suas atividades em 11 de agosto, devido à agenda do Hospital Amaral Carvalho, atendendo a moradores de Lins, mas, em breve, pacientes das cidades de Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Pongaí, Promissão, Sabino e Uru também poderão contar com o serviço.

Autor: Juliana Parra
Imprensa: Departamento de Comunicação e Marketing do HAC
Rua das Palmeiras, 89 - Jahu (SP) - Tel.: (14) 3602-1216 / 98138-7006
Doações por telefone: (14) 3602-1239
Ouvidoria: (14) 3602-1388 -  ouvidoria@amaralcarvalho.org.br
@amaral_carvalho - fb.com/fundacaohospitalamaralcarvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário