quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Doe sangue e salve vidas




No dia 25 de novembro comemoramos o dia nacional do doador de sangue. Esse é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 1,8% da população brasileira doa sangue, por isso é necessário que as pessoas se conscientizem e ajudem a aumentar esse índice.

O sangue pode ser utilizado para diversas finalidades, como tratamento de pessoas com doenças crônicas (talassemia e doença falciforme), alguns tipos de câncer, transplante, cirurgias eletivas de grande porte, acidentes ou outras situações que necessitam de transfusão.

Seja um doador

Para ser um doador, basta procurar o Hemonúcleo Regional de Jaú, localizado na Rua Dona Silvéria, 150, Chácara Braz Miraglia, de Segunda a Sexta das 7h30 as 13h e aos Sábados das 7h30 as 12h, qualquer dúvida o interessado pode entrar em contato pelo telefone (14) 3602-1355. O sangue coletado é utilizado pela Santa Casa de Jahu quando há necessidade.

Quem pode doar

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde.

O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco.

Maria Laura Rufatto
Assessora de Comunicação
Santa Casa de Jahu

Nenhum comentário:

Postar um comentário