sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Residência Médica no HAC: 
formação técnica e ética

Inscrições podem ser feitas até sexta-feira

Após a graduação, todo médico pode participar do Programa de Residência Médica (PRM), modalidade de ensino que confere a este profissional o título de especialista quando cumprida integralmente dentro de determinada especialidade.

Instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977 - junto com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), a Residência Médica (RM) é realizada em "instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional", artigo 1º do Decreto.

Dentre as instituições que integram o PRM, está o Hospital Amaral Carvalho (HAC), credenciado desde 1995, coordenado atualmente pelo oncologista clínico José Getúlio Martins Segalla. Mantido pela Fundação Amaral Carvalho (FAC) de Jaú - SP este hospital figura entre os maiores centros oncológicos do país e destaca-se por oferecer atendimento humanizado e multidisciplinar com excelência a milhares de pacientes carentes.

O hematologista Paulo Eduardo de Abreu Machado, diretor Reitor da Universidade Corporativa da FAC, setor sede da Comissão de Residência Médica do hospital, afirma que a instituição possui residências com duração de dois e três anos, e cada área tem um médico preceptor responsável (veja quadro).

O médico explica que a Residência Médica no HAC prima pela boa formação técnica e ética dos profissionais de saúde.

Como participar do Programa de Residência Médica

Para participar desta modalidade de ensino é necessário prestar um concurso, realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Secretaria do Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Carlos Chagas. Os aprovados são convocados para escolha de vagas por ordem de classificação.

Paulo Machado ressalta que o concurso para RM de Transplante de Medula Óssea no HAC é feito pela Universidade Corporativa da instituição, mas não há previsão para a data de divulgação do edital.

Por se tratar de um hospital oncológico, para realizar RM no Amaral Carvalho, há pré-requisitos. Os médicos formados devem ter concluído residência em Clínica Médica e Cirurgia Geral e, para a especialidade de Transplante de Medula Óssea, é necessário terem feito residência em Hematologia / Hemoterapia.
  
Inscrições

Interessados em participar da seleção para Residência Médica no HAC (para todas as especialidades, exceto Transplante de Medula Óssea), podem se inscrever pelo endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br, até as 14 horas do dia 21 de outubro.

A prova objetiva será aplicada no dia 11 de dezembro, em São Paulo.

Outras informações podem ser obtidas no site do concurso ou pelo telefone (14) 3602-1194.

Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jaú (SP). CEP 17210-000
(14) 3626-3419

Nenhum comentário:

Postar um comentário