sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Educar para prevenir - SAÚDE BUCAL

No mês das crianças, a equipe de Odontologia do Hospital Amaral Carvalho (HAC) preparou o 1º Encontro de Saúde Bucal para os pacientes do Ambulatório e Enfermaria da Pediatria da Instituição e seus acompanhantes.

O evento ocorreu nos dias 5 e 11 de outubro no Ambulatório de Pediatria do HAC e contou com a participação de cerca de 50 pessoas. Na programação, palestras ministradas pela cirurgiã-dentista Priscila Delamano Criado, com a finalidade de educar as crianças para os cuidados com a saúde bucal. "Ensinar o uso adequado da escova de dente, creme dental, fio dental, e especialmente, mostrar a importância da higienização bucal para a saúde. Este é nosso maior objetivo", diz.

Pacientes oncológicos

Geralmente os pacientes oncológicos apresentam manifestações orais em consequência da intensa imunossupressão obtida por meio da quimioterapia e/ou radioterapia. As complicações bucais mais frequentemente encontradas nos pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico são mucosite oral, candidíase oral, herpes e estomatotoxicidade indireta (infecções oportunistas e sangramento gengival). "Essas manifestações orais podem ser graves e interferir nos resultados da terapêutica médica, levando a complicações sistêmicas importantes, podendo aumentar o tempo de in ternação hospitalar, os custos do tratamento e afetar diretamente a qualidade de vida destes pacientes", pontua a cirurgiã-dentista.

Por isso, antes do início do tratamento de câncer é necessário o atendimento odontológico. Priscila explica que geralmente a abordagem odontológica não visa realizar todos os procedimentos, mas aqueles mais urgentes, que representam risco de infecção para o paciente. 

Segundo Priscila, que é responsável pelo atendimento das crianças no HAC, a prevenção é a melhor forma de tratamento. Por isso, é importante a presença de um profissional da Odontologia na equipe multiprofissional, para proporcionar o atendimento globalizado e conduzir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Qualidade da saúde bucal

Escovar os dentes é fundamental para prevenir a cárie, pois desorganiza a placa cariogênica (causadora desse mal) e dessa forma, impede o processo de desmineralização dos dentes. A profissional é enfática ao dizer que os pais são responsáveis por escovar e/ou supervisionar a escovação de seus filhos. "Este acompanhamento de pende do controle motor fino da criança, se ela consegue escovar os dentes sozinha e de maneira correta."

Há várias técnicas de escovação. De acordo com a cirurgiã-dentista, a ideal é aquela que tanto as crianças como os pais se adaptam melhor. Confira algumas dicas:

- Escove todas as superfícies dentárias (de todos os dentes), e para higienizar entre os dentes, use o fio dental;

- O início do uso da escova de dente nas crianças deve ser a partir do surgimento do primeiro dente, por volta dos seis meses de idade.

Importante: Mesmo com a presença de um só dente, deve ser realizada a escovação para remoção da placa.

- Desde o nascimento do bebê os pais devem higienizar a cavidade oral da criança com gaze umedecida após a amamentação.

A cirurgiã-dentista Priscila Delamano orientou sobre as várias técnicas de escovação. 

Foram distribuídos às crianças e seus acompanhantes kits contendo escovas dentais doadas pela empresa Condor

Clarinha Saggioro foi logo escovar os dentes do jeitinho que aprendeu no Encontro de Saúde Bucal

Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jaú (SP). CEP 17210-000
(14) 3626-3419

Nenhum comentário:

Postar um comentário