sábado, 29 de outubro de 2011

Apresentação de projeto de prevenção do
câncer ginecológico tem grande público

Cerca de 100 pessoas estiveram na cerimônia de apresentação do projeto Futuro Sem Câncer, na noite de ontem (26), no auditório da Câmara Municipal de Jaú. O evento marcou um importante capítulo na história da prevenção do câncer ginecológico no município.

Entre os presentes, os secretários municipais de Saúde, Abdalla Atique, e de educação, Orivaldo Candarola, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvia Maria Gomes Pereira Lima, e representantes da Diretoria Regional de Ensino e da Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral. Além destes, representando a FAC, participou do evento o reitor da Universidade Corporativa da instituição, Paulo Eduardo de Abreu Machado que parabenizou e salientou a importância do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico da Fundação Amaral Carvalho (FAC).

A oncoginecologista Lenira Maria Queiroz Mauad, coordenadora do Programa de Prevenção, apresentou o histórico da unidade: campanhas de divulgação, projetos desenvolvidos, atendimentos realizados e os índices positivos conquistados ao longo dos 16 anos de atuação.

A médica, que também é coordenadora do projeto Futuro Sem Câncer, apresentou ainda as diretrizes e todo o trabalho realizado nos seis meses de planejamento do mesmo, desde as primeiras reuniões de planejamento do qual participaram todos os parceiros, passando pelo treinamento dos professores até a ação especial na rede de ensino de Jaú durante esta semana (24 a 28 de outubro).     

Outros outubros virão

De acordo com a coordenadora o aspecto mais importante do projeto é a herança que deixa para os jovens que participaram. "Assim como uma pequena semente pode se transformar numa árvore bem grande, esperamos que os conceitos de prevenção do câncer e o hábito de identificação dos fatores de risco se espalhem cada vez para mais pessoas. Com este projeto plantamos várias sementes também", disse.

Lenira encerrou o evento ressaltando que o objetivo da cerimônia foi situar as pessoas quanto ao andamento do projeto e agradecer as parcerias e colaboração de todos. Por fim, a médica disse que espera que mais ações como essa aconteçam, e fez uma alusão à música de Elis Regina, O que foi feito devera. "Outros outubros virão, esperamos", completou.

SAIBA MAIS

O projeto Futuro Sem Câncer é uma iniciativa do Instituto de Prevenção do Câncer e Promoção à Saúde Rosoleta Farias Ferreira da Fundação Amaral Carvalho (FAC), por meio do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico em parceria com a Universidade Corporativa da instituição, Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Diretoria Regional de Ensino, Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral e instituições particulares de ensino. O objetivo é conscientizar alunos das escolas de Jaú (SP) e seus familiares sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero, informar sobre a doença e criar entre a população o hábito de identificação de fatores de risco. Mais de 25 mil alunos da rede de ensino da cidade foram orientados sobre o câncer ginecológico, receberam material de apoio (cartilhas e folders) adequado a cada faixa etária que o projeto abrange.

Empresas patrocinadoras: Unimed, Serviço de Luto Paulista, Móveis Zanzini e Merck.

Serviço
Instituto de Prevenção do Câncer

Rua Rui Barbosa, 374 - Jaú, SP
Fone: (14) 3602-1241

 Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jaú (SP). CEP 17210-000
(14) 3626-3419

Nenhum comentário:

Postar um comentário