quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Angiocor traz inovações para a área
de saúde em Jaú (SP) 

Até pouco tempo atrás, a única opção de tratamento para as mulheres com mioma uterino era a histerectomia (retirada do útero através de uma cirurgia). Hoje, com os avanços na área de saúde, chega a Jaú (SP) mais uma novidade: Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular em Ginecologia. Dentre as inovações que visam o máximo de conforto para o paciente, a Angiocor agora investe na embolização de miomas uterinos: a forma de tratamento de miomas que mais cresce mundo afora, em virtude de seu caráter conservador - a paciente não precisa retirar o útero, e pouco invasivo, já que não existem incisões nem pontos no local de punção.

Com uma agulha, é feita uma punção na artéria femoral, na virilha, onde é introduzido um cateter que passa por dentro dos vasos (artérias ou veias), até chegar ao local onde se pretende realizar o procedimento. O Radiologista Intervencionista Daniel Colares Vasconcelos explica que no caso da Ginecologia, é possível chegar até as artérias uterinas, que irrigam o útero com miomas para infundir micropartículas que entopem a circulação uterina. "Essas micropartículas promovem a desvascularização do órgão, o que reduz o tamanho dos miomas, e consequentemente, dos sintomas das pacientes."
  
Hemodinâmica

A embolização de miomas uterinos é feita em um aparelho de hemodinâmica, que mostra a circulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos (o mesmo utilizado para fazer cateterismo do coração).

Próximo a Jaú, existem serviços que possuem esse tipo de aparelho, assim como a Angiocor. Contudo, não há profissionais com experiência para realizar tal procedimento.

Daniel, médico especialista pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE) / Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), explica que se trata de uma especialidade nova, que tem crescido bastante nos últimos anos. "Até pouco tempo só havia profissionais com essa formação em grandes centros, como São Paulo", diz.

Manual

Entre os dias 10 e 13 de agosto, ocorreu em Búzios (RJ) mais uma edição do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. Na ocasião, Daniel participou de uma sessão conjunta da SoBRICE com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), onde houve o lançamento do "Manual de Orientação: Cirurgia Endovascular em Ginecologia e Obstetrícia", que visa a orientação e difusão das técnicas minimamente invasivas na prática clínica do ginecologista.

"Esta publicação é muito importante, pois é elaborada por ginecologistas para ginecologistas, e objetiva colaborar com a divulgação do método e dos benefícios que esse tipo de tratamento oferece para as pacientes em Ginecologia. A decisão de se fazer ou não a embolização de miomas uterinos deve ser tomada pela paciente em conjunto com seu médico ginecologista, e caso haja indicação, esse procedimento já pode ser realizado na Angiocor", comenta Daniel.

Serviço
Angiocor Hemodinâmica e Cirurgia Endovascular

Local: Santa Casa de Jaú
Rua Riachuelo, Nº 1.073 - Jaú, SP
Telefone: (14) 3622-0664

Ariane Urbanetto
Maitri Comunicação
Rua Marechal Bitencourt, 77 - Jaú, SP
(14) 3416-3635 / 8129-8863

Nenhum comentário:

Postar um comentário