segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Casa Ronald McDonald Jahu tem uma voluntária diferente




Cadela Lolla faz a alegria das crianças e adolescentes


Na Casa Ronald McDonald Jahu tem voluntário jovem e de mais idade, tem homens e mulheres. Uns vão vestidos de palhaço, outros de cara limpa. Tem os que vão para brincar, os que vão contar histórias, entre tantos outros. Cada um exerce um trabalho de extrema importância e que só traz benefícios para as crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Hospital Amaral Carvalho (HAC), e aos acompanhantes.

No mês passado, pela primeira vez, os hóspedes da Casa Ronald McDonald Jahu receberam a visita de uma voluntária bem diferente do que estavam acostumados: a Lolla, uma cadela da raça Golden Retriever.

A convite do diretor de Logística e Apoio do HAC, Eduardo Tadeu Guedes Piragino, os donos da Lolla, Pamela e Erick, a levaram para visitar as crianças na Casa Ronald McDonald Jahu em uma tarde de sexta-feira e foi um sucesso. “As crianças ficaram eufóricas e não pararam de interagir: jogaram bola, tiraram fotografias, quiseram ficar passando a mão na Lolla. Na hora de se despedirem, elas não queriam deixar a cadela ir embora e só concordaram, com a condição de receberem a visita novamente”, relata Piragino.

O diretor explica que o propósito da Casa, além do acolhimento humanizado, é proporcionar conforto e distração aos pequenos hóspedes no período do tratamento. “A alegria ajuda muito na recuperação das crianças, pois mexe positivamente com seu emocional, fazendo-as esquecerem um pouco da doença.”

Erick conta que Lolla é uma cadela muito dócil, calma e que adora crianças. Tão dócil que no último dia 31, o casal levou-a para participar da carreata de divulgação do McDia Feliz — campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald que arrecadou verba para a Casa Ronald McDonald Jahu. “A Lolla foi adestrada quando tinha seis meses. Optamos por isso, para poder levá-la  a passeios públicos.”

A intenção dos donos, segundo Pamela, é continuar levando a Lolla a visitar a Casa Ronald McDonald Jahu. “Ficamos impressionados com as acomodações e o trabalho realizado pela unidade em benefício das crianças e seus familiares. Ficamos orgulhosos de receber o convite para o trabalho voluntário e é muito especial para nós podermos dividir a alegria que temos com a Lolla e, de alguma forma, contribuir com a recuperação dessas pessoas que vêm de tão longe para lutar contra o câncer”, ressalta.

Sobre o Programa Casa Ronald McDonald no Brasil

O Programa Casa Ronald McDonald é uma iniciativa global criada pela Ronald McDonald House Charities, sistema internacional presente em mais de 50 países. O objetivo do programa é oferecer mais qualidade de vida e bem-estar às crianças e adolescentes. No Brasil o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e conta atualmente com seis unidades nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Santo André, Campinas, Jahu (SP) e Belém (PA). As Casas Ronald McDonald oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades. A unidade do Rio de Janeiro foi a primeira Casa Ronald McDonald da América Latina, inaugurada em 1994. Já as demais instalações brasileiras foram implantadas em 2007 nas cidades de São Paulo e Santo André (SP), em 2010 em Campinas (SP) e em 2012 em Belém (PA) e em Jahu (SP).

Lolla rodeada pelas crianças e colaboradores da Casa Ronald McDonald Jahu e seus donos, Erick e Pamela

Voluntários: Erick, Pamela e Lolla marcaram presença no McDia Feliz 2013

Ariane Urbanetto
(14) 3602-1216 / 8138-7006

Nenhum comentário:

Postar um comentário