quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vírus respiratórios são tema de workshop na Fundação Hospital Amaral Carvalho



O que são os vírus respiratórios? Como evitar sua transmissão? Quem integra o grupo de risco? Essas são apenas algumas das dúvidas que surgem nesta época do ano, quando os dias começam a esfriar e se tornam frequentes os casos de gripe e resfriados.

Para disseminar informações sobre a prevenção e dicas de como evitar a transmissão dos vírus respiratórios, a equipe do Programa de Infecção do Serviço de Transplante de Medula Óssea da Fundação Hospital Amaral Carvalho, promoveu um workshop, no último dia 2.

Além de explicar a diferença entre gripe e resfriado — que são confundidos facilmente, durante o evento foram apresentadas as medidas do Programa para diagnóstico, controle da transmissão, prevenção dos vírus respiratórios e dicas de tratamento das complicações mais comuns causadas por estes agentes. De acordo com a infectologista do Serviço, Clarisse Martins Machado, o workshop também esclareceu dúvidas sobre a vacina contra o vírus influenza.

O objetivo do evento, que chegou à 6ª edição, foi conscientizar os colaboradores da Fundação, pacientes do Hospital Amaral Carvalho e seus acompanhantes, sobre infecções por viroses respiratórias em pacientes transplantados ou em tratamento oncológico. “Apesar de qualquer pessoa estar sujeita à infecção pelos vírus respiratórios, crianças, idosos e pacientes imunocomprometidos são mais sensíveis às complicações do agente”, afirma a médica.

Ambiente hospitalar

Dentro dos hospitais, a atenção aos vírus respiratórios deve ser redobrada. Os microorganismos se espalham facilmente e podem causar surtos de infecção, conforme esclarece a infectologista. “Por isso, informar as pessoas sobre as medidas de controle da transmissão dos vírus respiratórios, especialmente àqueles que circulam no ambiente hospitalar (colaboradores, voluntários, pacientes e acompanhantes), é uma importante medida para minimizar o contágio”, pontua Clarisse.

SAIBA MAIS
Como é a transmissão dos vírus respiratórios?

Além do ar, onde circulam as gotículas contaminadas por pessoas resfriadas ou gripadas, o contato com mãos ou objetos contaminados (maçanetas, telefones etc.) são meios de transmissão dos vírus respiratórios.

Vacina

O único vírus respiratório que pode ser prevenido com a vacina é o da influenza (que causa a gripe), mas ainda assim é uma medida preventiva importante. Não deixe de se vacinar!

Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Hospital Amaral Carvalho
Rua das Palmeiras, 89 - Jahu (SP).
Tel.: (14) 3602-1216 / 8138-7006

Nenhum comentário:

Postar um comentário