sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Programas de Prevenção do HAC

 Agenda de atendimentos em setembro e atividades especiais 
desenvolvidas pelos programas

 Referência nacional no tratamento oncológico, o Hospital Amaral Carvalho (HAC), mantido pela Fundação Amaral Carvalho, dentre as ações voltadas ao bem-estar e promoção à saúde, mantém programas de prevenção nas dependências da instituição, além de atendimento itinerante nas unidades de saúde de Jaú. 

Câncer do Colo do Útero

Atuante há mais de 15 anos, o Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico, iniciativa do HAC em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, estará durante todo o mês de setembro no PAS Vila Nova, com atendimento das 7h às 12h30. As mulheres podem fazer o exame de Papanicolaou, além de rastreamento do câncer do endométrio e de lesões precursoras de vulva. Aquelas que apresentam alterações são encaminhadas para o Ambulatório de Ginecologia Preventiva para complementação diagnóstica e tratamento ambulatorial.

Futuro sem câncer - Para levar aos mais de 25 mil alunos da rede de ensino de Jaú (escolas municipais, estaduais e particulares) do ensino fundamental e médio, informações sobre o câncer do colo do útero e as formas de prevenção da doença, o Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico em parceria com a Universidade Corporativa da FAC, Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Diretoria Regional de Ensino e Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral, criou o projeto. A semana do Futuro sem câncer será em outubro, entre os dias 24 e 28. Para que as informações cheguem aos estudantes, 10 turmas de docentes recebem treinamento dos profissionais de saúde do HAC desde o mês de agosto.

Melanoma

O Programa de Prevenção do Melanoma também realiza atendimentos fora do HAC, com o objetivo de diagnosticar precocemente este tipo de câncer, além de orientar a população sobre os perigos da exposição ao sol. O Melanoma, quando detectado em fase inicial é 100% curável, de acordo com a responsável pelo Programa, a dermatologista Ana Gabriela Salvio.

Entre os anos de 2008 e 2010 foram realizadas cerca de 5 mil orientações. Neste Programa é utilizada a dermatoscopia (um método especial de diagnóstico de melanoma obtido através de análise de padrões das lesões na pele com a luz polarizada - fotografia em alta resolução das lesões suspeitas que podem ser enviadas para o médico especialista, na hora). Este recurso facilitou a detecção precoce: em 2008, foram tiradas 85 fotos suspeitas (quatro delas eram Melanomas, três em fase inicial e três nevos displásicos, lesões precursoras de câncer).

No ano de 2009, 183 imagens suspeitas (oito Melanomas, três nevos displásicos). No ano passado, 210 fotos (sete Melanomas, três em fase inicial e um nevo displásico).

De 13 a 24 de setembro, o Programa estará no Distrito de Potunduva. De 27 de setembro a 8 de outubro, na Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Helena. A equipe de enfermagem irá distribuir folders explicativos, orientar a população quanto ao auto-exame da pele, ensinar o que é uma lesão suspeita de melanoma e o mais importante: incutir na sociedade a necessidade de encontrar os sinais precoces da doença. O atendimento ocorre às terças e quintas-feiras, das 7h às 11h e das 13h às 16h.

Prevenção para crianças - Desde março deste ano o Programa do Melanoma começou um projeto voltado para crianças, para orientá-las sobre como se proteger do sol - visto que a exposição ao sol desde a infância até a adolescência é a maior causa de câncer de pele em geral (não só Melanoma) na idade adulta. A cada 15 dias, profissionais do HAC dão palestras para alunos do quinto ano do ensino da rede pública de Jaú e entregam cartilhas ilustrativas.

Serviço

Instituto de Prevenção do Câncer
Rua Rui Barbosa, 374.
Fone: 3602-1241

 Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jaú (SP). CEP 17210-000
(14) 3626-3419

Nenhum comentário:

Postar um comentário