FAC qualifica pessoas com deficiência para
o mercado de trabalho
Promover cursos e estágios para pessoas com deficiência, residentes em Jaú e região, com o objetivo de capacitá-las para o mercado de trabalho nas áreas administrativas e de alimentação. Esta é a proposta do projeto "Capacitação de pessoas com deficiência para o trabalho", promovido pela Fundação Amaral Carvalho (FAC) com apoio da Secretaria das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú.
Representantes de entidades assistenciais e de classe, secretarias municipais, empresas, sindicatos e de serviços nacionais de aprendizagem participaram do lançamento do projeto no último dia 2, no auditório da FAC.
O projeto
A ideia, que surgiu da necessidade de oportunizar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, e especialmente no mercado de trabalho, é também uma mostra da preocupação com a responsabilidade social e da vocação educacional da FAC.
Estiveram envolvidos na elaboração do projeto a coordenadora de Recursos Humanos, Silvia Maria Ferreira Pelegrina, a coordenadora de Planejamento, Katia Milena Gonçalves Meira Gonçalves e Paulo Machado, da Universidade Corporativa da FAC.
Silvia - idealizadora da ação, explica que os requisitos básicos para os participantes são idade acima de 18 anos e alfabetização, preferencialmente ensino fundamental completo. "O foco é tornar estas pessoas aptas a executar algumas atividades presentes na maioria das empresas."
Capacitação
Profissionais da própria instituição que possuem experiência como docentes e/ou para treinamentos serão os capacitadores das pessoas com deficiências. Roberto Aparecido da Silva ministrará aulas de informática; Elisangela Piqueira, ensinará noções administrativas e secretariado, e Paula Fernanda Mancini Hatanaka sobre organização e higiene nos serviços de alimentação.
AS aulas ocorrem nas dependências da FAC, sempre às quintas-feiras, das 14h às 15h30, com início no dia 13 de outubro. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na Secretaria de Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú até o dia 23 de setembro.
Silvia esclarece que este projeto, somado a iniciativas de outras instituições, entidades, poder público e a população em geral, cria oportunidade para discussões e ações efetivas na questão da inclusão. "Esperamos que após a capacitação, a pessoa com deficiência esteja preparada para assumir mais funções, aumentando sua empregabilidade, e com isso, as instituições tenham funcionários mais eficientes", completa.
Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jaú (SP). CEP 17210-000
(14) 3626-3419
Nenhum comentário:
Postar um comentário