sexta-feira, 8 de junho de 2012


II Fórum da Alegria em Saúde do HAC
conta com participação dos Remédicos do Riso


Remédicos do Riso no I Fórum da Alegria em Saúde do Hospital Amaral Carvalho, no ano passado.
Segunda edição do evento traz novidades


Faltam 16 dias para o II Fórum da Alegria em Saúde do Hospital Amaral Carvalho (HAC). As inscrições vão até o dia 12 de junho e há oficinas com vagas esgotadas. Pessoas de todo o Estado de São Paulo estão ansiosas pelo evento que pretende despertar nos participantes a vontade (e a alegria!) de ser voluntário.

Por trás dos bastidores e da organização do Fórum, estão Rogério Fabre, mais conhecido como Doutor Ligeirinho, e João Alberto Rosin, o Doutor Babozeira, ambos coordenadores do grupo de clowns (palhaços) Remédicos do Riso, que atua no HAC há mais de 10 anos. Seus 30 integrantes têm a missão de levar a alegria para dentro do contexto hospitalar.

Todos os membros do Remédicos do Riso são voluntários. Profissionais de diversas áreas que, após treinamento para serem clowns, dividem-se em duplas ou trios e realizam visitas no hospital. Por meio da interação com pacientes e seus acompanhantes, e até mesmo com os colaboradores da instituição, esses voluntários proporcionam momentos de diversão e criam um ambiente descontraído. "Mágicas, fantoches, músicas e muito improviso fazem parte do trabalho", explica Ligeirinho. 

Fórum

Doutor Babozeira conta que os Remédicos também participaram do evento no ano passado e atingiram o objetivo, que foi mostrar esses voluntários como parte do processo de recuperação e bem-estar dos pacientes. "Agora, a intenção é mostrar aos participantes a importância de fazerem parte de ações em prol do próximo."

O Remédicos do Riso se apresentará logo após a abertura do II Fórum da Alegria em Saúde. Além disso, as oficinas, realizadas por profissionais do grupo, serão semelhantes às de seus treinamentos. "Queremos compartilhar com o público um pouco de nossas vivências e experiências", salienta Babozeira.
  
Ser voluntário

"Além de fazer parte do processo de recuperação dos pacientes e ajudá-los, junto de seus acompanhantes, a superar a doença, ser voluntário nos torna melhores. Quando estamos com o nariz vermelho, nos esquecemos dos problemas externos e focamos somente nosso lado humano e cooperativo, com a simplicidade e ingenuidade de um palhaço", relata Dr. Ligeirinho.

De acordo com o voluntário, por esse motivo o Fórum da Alegria sempre será estruturado com base no personagem do palhaço. Ele comenta ainda que uma das grandes preocupações dos organizadores do evento é incentivar os participantes a encontrarem dentro de si o potencial de serem voluntários, independente da área de atuação.

E você, já fez sua inscrição?

Para participar do II Fórum da Alegria em Saúde é preciso enviar um e-mail para forumalegria@amaralcarvalho.org.br ou entrar em contato pelo telefone (14) 3602-1186 até o dia 12 de junho. Os interessados receberão uma ficha de inscrição que deverá ser preenchida e devolvida ao HAC junto com o comprovante de depósito no valor de R$10 - o inves timento inclui material de apoio, coffe break, certificado para todos, além de camiseta para os 200 primeiros inscritos.

Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jahu (SP). CEP 17210-000
FOTO: Assessoria de Imprensa FAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário