quarta-feira, 9 de maio de 2012

Internet e o fator link



Dado o surgimento da internet um novo universo de informações surgiu, sendo assim uma verdadeira revolução virtual voltada para pessoas de classes sociais em geral, para empresas de segmentos em geral e independente de porte.



No entanto todo esse gigantesco volume de informações úteis e não úteis também revelou um problema que foi de como organizar tudo isto bem como encontrar temas/assuntos específicos em um lugar onde sabemos estar tudo inserido.

 

Com as informações se acumulando em uma velocidade gigante, as pessoas cada vez mais estavam ficando sem saber de como localizar o que precisavam, como gravar tantos links de sites visitados daí, uma nova necessidade criava-se pelo mercado, em pouco tempo diversos sites de buscas foram surgindo na tentativa de atuar como facilitador da vida das pessoas em geral e que fazem uso da rede (web), que são os internautas.

 

Em 1996 quando Larry Page e Sergey Brin, pesquisadores e estudantes de doutorado na Universidade de Stanford, desenvolveram um novo algoritmo de busca com base na relação entre os sites, que ficou conhecido como PAGERANK, foi aí que as buscas na rede (web) passaram a seguir uma lógica de relevância, ou seja, começou a ter seu volume de informações organizado via links. Nascia então o Google, configurado há tempo como o principal e mais relevante mecanismo de busca junto à internet (web), responsável também por diversos serviços, como Youtube, Orkut, ferramentas de mapas, blogger e serviços de publicidade online com resultados baseados também no mecanismo de relevância via links.


 

Links e suas características de utilização



A palavra inglesa link entrou na língua portuguesa por via de redes de computadores (em especial a Internet), servindo de forma curta para designar as hiperligações do hipertexto. O seu significado é meramente "atalho", "caminho" ou "ligação". Através dos links é possível produzir documentos não lineares interconectados com outros documentos ou arquivos a partir de palavras, imagens ou outros objetos.



Hiperligações são partes dos fundamementos das linguagens usadas para construção de páginas na World Wide Web e outros meios digitais e são designadas elementos clicáveis, em forma de texto ou imagem, que levam a outras partes de um sítio ou para recursos variados.
Navegar ou "surfar" na Internet é seguir uma sequência de links. Os links agregam interatividade no documento.



Ao leitor torna-se possível localizar rapidamente conteúdo sobre assuntos específicos.



Enfim, como introdução a ideia até aqui foi explicitar a relevância do link junto a este mundo paralelo que é a internet e que a cada dia que se passa todas as pessoas estão cada vez mais se tornando “dependente” dela (internet) seja pessoalmente, academicamente, comercialmente e socialmente.

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