quinta-feira, 26 de abril de 2012


Programa de Prevenção do Hospital Amaral Carvalho

orienta população jauense e realiza exames gratuitos


Desde 1996, em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Jahu, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) mantém um Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico que atua em diferentes frentes. Além de conscientizar e esclarecer as dúvidas da população por meio de eventos educativos e de divulgação, o Programa é responsável pela realização de coletas de exame de Papanicolaou em vários postos de saúde de Jahu, SP.

De acordo com a enfermeira Ana Marta Bonilha do Amaral Prado Auler, a equipe atua em esquema de rodízio nos postos da cidade e atende a população gratuitamente. “As mulheres podem fazer o exame de Papanicolaou e o rastreamento do câncer do endométrio e de lesões precursoras do câncer de vulva. Aquelas que apresentam alterações são encaminhadas para o Ambulatório de Ginecologia Preventiva do HAC para complementação diagnóstica e tratamento ambulatorial”, diz.

Agenda

Entre os dias 2 e 31 de maio, a equipe do Programa atende a população no posto de saúde do Jardim Itamaraty, das 7h às 12h30 – não há necessidade de agendamento. Há atendimento também no posto fixo, localizado à Rua Rui Barbosa, 374, Jahu – SP. Mais informações: (14) 3602-1240.

SAIBA MAIS

A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada por meio do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.

A principal estratégia utilizada para a detecção de lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) é a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido como Papanicolaou). Esse exame consiste na coleta de material do colo do útero, sendo uma amostra da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvie). O material é coletado com o auxílio de especulo vaginal; procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo como uso de espátula de madeira e de uma escovinha endocervical.

Para garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disso, o exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas podem realizar o Papanicolaou.

Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jahu (SP). CEP 17210-000
                                                                                      (14) 3626-3419 - ariane@amaralcarvalho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário