segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Torcedores solidários

  
 Já na terceira edição oficial em Jaú, ocorre no dia 27 de agosto a campanha Sangue Corinthiano, no Hemonúcleo Regional de Jaú. O objetivo é coletar o maior número de doações de sangue para normalizar os estoques da unidade, que estão no limite mínimo.

Com início às 7h30 e sem hora para acabar, as expectativas para esta edição são boas, conforme relata o coordenador do Hemonúcleo Regional de Jaú, Francisco Martins da Costa Filho. "Esperamos um grande número de doadores, pois a torcida corinthiana é fiel também na doação de sangue."

Adriano Camargo, uns dos coordenadores da campanha em Jaú, relata que nas edições anteriores os dados surpreenderam: em 2009, 156 torcedores doaram e fizeram Jaú superar a campanha de São Paulo. Em 2010, com 210 doadores, a cidade ficou em segundo lugar a nível nacional, à frente de Campinas, Jundiaí e Goiânia.

Neste ano, foi realizada uma campanha extraoficial em março, onde foram coletadas mais de 150 doações. "Agora, esperamos superar esses números", salienta.

Mobilização

De acordo com Adriano, a mobilização é feita por meio de redes sociais e veículos de comunicação da região que divulgam a ação voluntariamente. "Sem recursos financeiros, organizamos tudo com apoio de pessoas e empresas parceiras."

A campanha leva o nome e as cores do Corinthians, mas torcedores de outros times podem participar. A maior prova disso é Marina Martins Peres, que também coordena a campanha em Jaú. São-paulina, ela afirma que torcedores de qualquer time são bem-vindos a doar sangue. "Admiro muito a torcida corinthiana, namoro um corinthiano (o Adriano) há mais de dez anos e sei do amor que ele tem pelo time. A doação de sangue é um ato tão nobre, que eu não poderia ficar de fora simplesmente porque torço para o São Paulo", diz.

O que motiva o casal a promover a campanha? O bem que trará para tantas pessoas. Marina ressalta que, independente do nome que tiver, uma campanha de doação de sangue é sempre muito importante. "Especialmente esta que é em prol do Amaral, um hospital que atende a uma região tão grande. O que pudermos fazer para motivar as pessoas a irem fazer a doação, faremos! A Sangue Corinthiano foi uma maneira de incentivar as pessoas a realizarem esse ato, corinthianos ou não", completa.

Os organizadores da Sangue Corinthiano convidam a população para colaborar com a causa, que é doar sangue e ajudar a salvar vidas: Venha com a camiseta de seu time, independente da bandeira que carregue, é importante doar. O coordenador do Hemonúcleo, reforça o convite. "No contexto da solidariedade não há torcidas diferentes, por isso, esperamos com alegria todos os torcedores."

No dia da campanha, como forma de agradecimento pela participação dos torcedores, haverá sorteio de 11 camisas oficiais do Corinthians, autografadas pelos jogadores. Mais informações no site www.sanguecorinthiano.com.br

Para doar é preciso:

- Estar em boas condições de saúde e descanso;
- Ter entre 18 e 67 anos (Menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. Maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Não estar utilizando medicamentos;
- Não estar resfriado ou com gripe;
- Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
- Se mulher, não estar grávida ou amamentando.

Serviço

Hemonúcleo Regional de Jaú - Hospital Amaral Carvalho
Rua Dona Silvéria, 150 - Jaú
Tel. (14) 3602-1356
Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jaú (SP). CEP 17210-000
(14) 3626-3419
                                                                                           http://www.amaralcarvalho.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário