quinta-feira, 25 de abril de 2013

Hemonúcleo Regional precisa de doações de sangue



Doação deve ser realizada antes de vacinação contra vírus da gripe

  
Outono, época do ano com dias frios e maior circulação de vírus respiratórios causadores de gripe e resfriados. Em virtude disso, ocorre a diminuição do número de doadores de sangue e plaquetas, visto que um dos pré-requisitos para a doação é estar em boas condições de saúde.

No Hemonúcleo Regional de Jahu não é diferente. A unidade mantida pela Fundação Hospital Amaral Carvalho atua com estoque no limite mínimo e necessita de doações. De acordo com o coordenador médico do local, Marcos Augusto Mauad, a colaboração da população é a única maneira de manter abastecidos os estoques de sangue dos serviços nacionais responsáveis pela captação e distribuição deste e de outros componentes sanguíneos.

Requisitos

Para doar sangue é preciso estar descansado e bem alimentado, pesar no mínimo 50 kg, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, Doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing nos últimos 12 meses, que estão grávidas ou amamentando, não podem doar.

Mauad ressalta que o doador não pode estar gripado, resfriado ou utilizando medicamentos. “O país está em campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe), por isso pedimos que os interessados em doar sangue, o façam, de preferência, antes de tomar a vacina.”  

Jovens, a partir dos 16 anos, podem doar sangue acompanhados por um dos pais ou responsável legal. Maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos. É obrigatória a apresentação de documento oficial de identidade com foto.

A unidade

O Hemonúcleo Regional de Jahu fornece hemocomponentes para hospitais de dez cidades e recebe, em média, 30 doações por dia. No entanto, para atender a demanda o ideal são 60 doações diárias.

O caráter constante de urgência para captação de sangue na unidade ocorre pois entre os hospitais atendidos está o Hospital Amaral Carvalho, que é o que mais utiliza bolsas de sangue. “O HAC é referência no tratamento de câncer e realização de transplantes de medula óssea. Recebe pacientes de todo o país que necessitam constantemente de transfusões de sangue e plaquetas, por isso seu estoque está sempre baixo”, afirma Mauad.

Serviço
Hemonúcleo Regional de Jahu - Hospital Amaral Carvalho

Rua Dona Silvéria, 150 – Jahu, SP
Tel. (14) 3602-1356
Horário de atendimento
Segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 16h30.
Quartas-feiras, das 7h30 às 20h.
Sábados, das 7h30 às 12h. 

Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Hospital Amaral Carvalho
Rua das Palmeiras, 89 - Jahu (SP).
Tel.: (14) 3602-1216 / 8138-7006
www.amaralcarvalho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário