sexta-feira, 24 de agosto de 2012



Fundação Amaral Carvalho é
beneficiada por mobilização colaborativa

Ação revolucionária é promovida pela Sare Drogarias

  
Aproximar quem precisa ser ajudado de quem deseja ajudar. Esse é o princípio básico da mobilização colaborativa, conhecida também como crowdfunding. Muitas vezes, as pessoas querem colaborar com determinada causa, mas não sabem como proceder: aonde ir ou com quem falar, por exemplo. Pensando nisso, há alguns meses a equipe da Sare Drogarias — uma das quatro maiores farmácias online do Brasil, desenvolveu um projeto inovador para captar recursos para saúde e bem estar.

Pioneira no país em mobilização colaborativa, a organização seleciona as indicações de instituições ou pessoas que precisam de ajuda financeira (sinalizadas por e-mail), divulga gratuitamente a causa e passa a arrecadar recursos online. De acordo com o diretor de Marketing da Sare, Gustavo de Amorim, o sistema é de fácil acesso, seguro e o principal, transparente. “Muitas pessoas deixam de doar por não confiarem na destinação do valor arrecadado ou que não seja utilizado de maneira honesta. Nossa proposta é mostrar ao doador a seriedade da instituição beneficiada e como ela utilizará o dinheiro.”

Uma das primeiras instituições beneficiárias do projeto será o Hospital Amaral Carvalho (HAC), localizado em Jahu, interior de São Paulo. Sensibilizados pela preocupação do hospital oncológico com o bem estar físico e emocional de seus pacientes, os dirigentes da drogaria não pensaram duas vezes: reuniram-se com os diretores da FAC, Eduardo Tadeu Guedes Piragino (Operações) e José Antonio Barata de Almeida Bueno (Planejamento e Controle) e firmaram parceria.

“Nesta reunião, foi apresentado o projeto de construção das Casas de Apoio do HAC para os pacientes em regime de tratamento ambulatorial e a necessidade de obter recursos para este fim. A mobilização colaborativa em prol desta instituição irá angariar fundos para atender a demanda e promover melhorias aos pacientes oncológicos”, relata Amorim.

Para Piragino, pelo perfil de atendimento do Hospital Amaral Carvalho — 96% dos pacientes da instituição (muitos deles carentes) é tratado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) — é vital manter a estrutura de casas de apoio para acolhimento dessas pessoas. “Os pacientes precisam ficar próximos ao hospital para manutenção do tratamento e, como a maioria deles é de municípios distantes do Estado de São Paulo ou até de outros Estados do Brasil, não têm condições financeiras para se manterem financeiramente arcando com diárias de pensões, hotéis, pagamento de refeições em restaurantes e despesas de transportes.”

O diretor ressalta que esta é a realidade de muitos pacientes do HAC, que encontram no serviço infraestrutura necessária para recebê-los de maneira humanizada. “Esse atendimento faz com que tenhamos os mais altos índices de cura e sobrevida com qualidade em pacientes que tiveram alta há mais de 5 anos. Trata-se de modelo exitoso, parte de programa que a Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec), da qual o Hospital Amaral Carvalho é associado, leva para outras regiões do país.

Meta

A campanha em prol do Hospital Amaral Carvalho está no início. Para ajudar, basta acessar o site www.saredrogarias.com.br e clicar em Mobilização Colaborativa. A arrecadação para a construção das Casas de Apoio está em destaque, com explicação sobre o projeto e o passo a passo para doar (veja ilustração).

“Nossa meta é arrecadar inicialmente R$ 2 milhões, recursos necessários para a construção da Casa de Apoio Feminina. A obra de cada casa demanda essa verba aproximadamente. Contamos com a colaboração dos brasileiros e até mesmo pessoas de outros países. Estamos abertos a esclarecer eventuais dúvidas e transmitir informações sobre nossa instituição. Queremos que o maior número de pessoas conheça nossa missão e o trabalho realizado no HAC, e colaborem com o que puderem”, comenta Piragino.

Amorim ressalta que a Sare acompanha todo o processo de doação e utilização do dinheiro pela instituição beneficiada. “Vamos nos certificar de que o valor arrecadado foi empregado da maneira descrita e publicaremos tudo em nosso portal, para que os doadores também acompanhem”, diz.

SAIBA MAIS
Casas de Apoio – Hospital Amaral Carvalho

O sucesso na cura dos pacientes de câncer está diretamente ligado à assistência social, que proporciona apoio biopsicossocial aos pacientes carentes, evitando as fugas do tratamento, já que presta todo suporte e estruturas necessárias para que não se desvie ou desista do tratamento, fundamental nos índices de cura. Por essa razão, a Fundação Amaral Carvalho possui um projeto que visa buscar empresas e/ou pessoas físicas que desejem contribuir financeiramente para a construção de cinco Casas de Apoio (de seis unidades de seu conjunto) para pacientes carentes em tratamento de câncer e transplante de medula óssea, em regime ambulatorial, que se tratam no Hospital Amaral Carvalho, referência nacional em tratamento de câncer e de transplantes de medula óssea. O projeto contempla:

Casa de Apoio Feminina com capacidade para hospedar 80 mulheres em tratamento de quimioterapia e de radioterapia;

Casa de Apoio Masculina com capacidade para hospedar 80 homens em tratamento de quimioterapia e de radioterapia;

Casa de Apoio para pacientes em pré e pós TMO (Transplante de Medula Óssea), com capacidade de hospedar 70 pessoas, sejam pacientes, doadores compatíveis e acompanhantes, tendo ainda suítes de isolamento para casos mais sensíveis;

Espaço Cultural, de Lazer e Oficinal para pacientes, para realização de oficinas de trabalho em artesanato, cursos de computação, sala de reuniões e anfiteatro. Área para o abrigo das atividades de apoio dos 17 grupos de voluntários de Jahu que trabalham em prol dos pacientes hospedados nas casas de apoio.

Hóspice ou Casa de abrigo/hospedagem para pacientes terminais, para convivência e assistência a pacientes ambulatoriais em Cuidados Paliativos, com capacidade para 30 pacientes que não mais respondem a tratamentos convencionais (cirúrgicos, de quimioterapia e radioterapia), que normalmente estão em  fase terminal, mas com qualidade de vida para conviver em regime ambulatorial.

A 1ª Casa de Apoio está em fase de finalização, que é parte do conjunto que formarão seis casas de apoio, denominada Casa Ronald, Maria Augusta do Amaral Carvalho. Construída em parceria com o Instituto Ronald Mcdonald, com recursos provenientes da campanha McDia Feliz da rede McDonalds. Será a 6ª Casa Ronald a funcionar no Brasil. A sua inauguração está prevista para o segundo semestre de 2012 e abrigará 32 crianças em tratamento e 32 acompanhantes.

Ariane Urbanetto
Departamento de Comunicação - Fundação Amaral Carvalho
Rua Doutor Miranda Junior, 26 - Jahu (SP). CEP 17210-000
Tel.: (14) 3626-3419 / 8138-7006

Nenhum comentário:

Postar um comentário