Tabagismo - Fumo - Dependência Química
“Entrevista sobre Tabagismo com Gov. José Serra - Programa do Jó”
“O Centro de Apoio ao tabagista, coordenado pelo ativista e médico pneumologista Alexandre Milagres, divulga a entrevista concedida pelo Governador de São Paulo, José Serra, no programa do Jô, da TV Globo, em 4 de agosto de 2009.
O tema em debate foi a chamada Lei Antifumo, um marco na luta histórica brasileira pela conscientização da sociedade sobre os males do fumo.
A limitação ao fumo em ambientes fechados de uso coletivo é reconhecidamente uma das principais estratégias de combate à maior epidemia de doenças do século XX, epidemia que gerou 100 milhões de mortes no período. O fumo involuntário, segundo a Organização Mundial da Saúde, é considerado a 3ª causa de mortes evitáveis no mundo.
Esta entrevista teve depoimento do médico Dráuzio Varella, outro símbolo nacional no movimento pelo banimento da nicotina da vida dos brasileiros.
Este programa do Jô, em especial, foi particularmente feliz ao revelar para a sociedade em geral a magnífica parceria que representa o saber do técnico (Dr. Dráuzio Varella), aliado à força do pensar e da caneta do político (José Serra) junto com o poder da comunicação (Jô Soares). Este certamente foi o caminho percorrido nos EUA, mais precisamente
http://www.projetohomemvirtual.org.br/
http://www.drugfreeworld.org/#/interactive
O cigarro vai te matar, isto é certo se você não vier a óbito por outra via! E não vai ser uma morte confortável não. E ainda usará os já poucos recursos da saúde pública, que poderiam estar sendo usados para tratar, por exemplo, um garotinho com câncer.
Atualmente, são identificados 4.720 componentes do cigarro. Todos, sem exceção, altamente prejudiciais ao seu organismo, tanto para o fumante ativo como para o passivo.
Fumar incomoda e faz mal para as pessoas perto de ti (alguns estudos dizem que os fumantes passivos são mais prejudicados que os ativos).
Quem é fumante é também dependente químico e não sente o cheiro de cigarro, mas quem não é vai sentir o seu perfume de "cinzeiro molhado" a metros de distância. Privando-lhe de outros prazeres da vida que dependam do olfato ou do paladar.
Quem fuma tem olfato e paladar severamente prejudicado.
O tabagismo já teve seus dias de glória, e isto aconteceu quando havia necessidade de promoção/divulgação do PRODUTO.
Acredito até que, desde sempre/início se soube dos malefícios, porém só muito mais tarde começaram a serem divulgadas para população mundial.
Gente! Fiquem tranqüilos os governos estão fazendo a parte deles! No Brasil, por exemplo, é estampando em todos os maços o DISQUE SAÚDE 0800-611997, aquelas imagens lindas e agradáveis de se ver e ainda os níveis de alcatrão, nicotina, monóxido de carbono, etc... Olha que bom né! Com toda esta atenção governamental para com seus eleitores/viciados/dependentes químico, só fuma que quer!
Será?
A pergunta que fica é, você já parou pra pensar no principal/primeiro motivo que o levou a começar esta (e) atividade/vício/dependência?
Perca alguns minutinhos da sua preciosa vidinha e pense muito bem!
Saúde e Sucesso a todos que por aqui passarem!
Obs. Todo conteúdo pertence aos detentores dos direitos autorais original/legal, respectivamente. Desde já deixo aqui explícitado de que, quanto a parte gráfica (vídeo) não sou eu.
Ah! Só lembrando, o cigarrinho do capeta que o povo (principalmente qualquer criança) compra é 100% liberado pelo estado para ser comercializado livremente...
Ratifico que eu Sérgio Lopes nunca fui OBRIGADO/FORÇADO a fumar (só fuma quem quer) porém, começei meu/este vício exatamente assim, indo comprar cigarro pro meu pai (ex fumante e já falecido) no buteco da esquina daí, com o tempo veio a curiosidade em saber/experimentar aquilo que eu tanto ia buscar/comprar!
Não tenham dúvidas que os vários fabricantes espalhados pelo planeta tenham todos, sem excessão, a prioridade em substituir a perda/morte/óbito/falecimento de um viciado/fumante/dependente químico por um novo fumante. É mole!
E quer saber qual o único/principal motivo, meramente FATURAMENTO! Tá, sei que gera enorme empregabilidade nacional/mundial lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá...
Mas, infelizmente nosso anterior/atual governo compartilha com esta não assertiva aplicação/atividade!
A pergunta que fica é até QUANDO bem como, pra que tanta CAMPANHA NACIONAL CONTRA O FUMO, pra que LEIS inibindo/privando os fumantes (aqueles que geram renda aos fabricantes e aos governos) da liberdade quanto ao VÍCIO/DEPENDÊNCIA QUÍMICA...
Estão realmente preocupados comigo/você/todos fumante(s) que estamos inseridos no contexto populacional nacional/mundial? Dúvido hein!
Atitude assertiva é a única via!
P.s - Doadora(or)?
Terás a hombridade ou irás eximir-se?
Nenhum comentário:
Postar um comentário